É mais uma fake news a notícia que o Comitê de Transparência criado pelo Governo do Estado da Bahia não tratou das compras de respiradores durante toda a pandemia do coronavírus. A informação verdadeira é que as aquisições dos respiradores, assim como todas as demais relacionadas às ações de combate à Covid-19, foram contempladas na pauta do comitê nas reuniões já realizadas, e vêm sendo acompanhadas, de acordo com o escopo de atuação do colegiado.
O Comitê de Transparência conta com a participação do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado. Um dos principais objetivos é acompanhar todo o processo decisório, inclusive relacionado a compras, executado pela administração estadual no combate ao novo coronavírus.
De forma indireta, o comitê também tem dado respaldo ao Governo do Estado para enfrentamento desse bombardeio de notícias falsas que estão sendo difundidos no país inteiro, prejudicando sobretudo os governadores e a população do Nordeste. Com a participação de órgãos de controle e fiscalização, as informações divulgadas pelo Poder Executivo estadual ganha ainda mais credibilidade junto aos cidadãos. A entidade realiza acompanhamento e demonstração diária das decisões, de aquisições de procedimentos e contratações do Governo do Estado.
Novo portal de Transparência
O Governo do Estado colocou no ar, em 22 de junho, uma atualização do Portal Transparência Bahia, tendo como principal novidade um painel de BI (Business Intelligence) que permite ao cidadão acesso completo e customizado aos dados sobre as contratações emergenciais realizadas pelos órgãos do Executivo para o combate à pandemia da Covid-19, com base na Lei Federal 13.979/20 ou na Lei Estadual 14.257/20. A criação do novo canal é resultado da determinação do governador Rui Costa por máxima transparência.