Circula nas redes sociais o vídeo de um cliente da Embasa reclamando de um suposto aumento do valor de sua conta após o Governo do Estado assumir o pagamento do débito de mais de 800 mil famílias baianas. A medida, que tem validade de 3 meses, é exclusiva para clientes inscritos na Tarifa Social da Embasa com consumo mensal inferior a 25 metros cúbicos (m³) de água.
Na gravação, o homem insinua que a Embasa aumentou significativamente o valor de sua conta se valendo do fato de o pagamento estar assegurado pelo Governo do Estado. Ou seja, a Embasa estaria adulterando a fatura para lucrar indevidamente, lesando os cofres do Estado. A acusação é caluniosa.
Segundo informação apurada na unidade da empresa em Serrinha, onde a matrícula do cliente está lotada, o valor de R$ 76, 41 denunciado no vídeo está dentro da média de seu histórico de consumo. No mês de dezembro de 2019, o cliente teve, inclusive, um consumo de água/valor da conta maior do que o da fatura com vencimento em maio mostrada no vídeo. A informação do autor do vídeo, portanto, é falsa.
A Embasa informa ainda que a apuração do valor da conta é feita com base na leitura do hidrômetro, equipamento que mede o volume de água entregue no imóvel. Por fim, cabe ressaltar que o benefício é restrito aos clientes que consomem, no máximo, 25 metros cúbicos (m³) de água por mês, portanto há um teto determinado em lei para que o Estado assuma esse tipo de despesa.