Pular para o conteúdo

É falso que que a Operação Hórus seja uma resposta ao vídeo gravado pelo prefeito de Salvador

Não é verídica a afirmação de que as polícias da Caatinga foram acionadas em resposta a vídeo gravado pelo prefeito Bruno Reis, publicado no perfil Fofoca Salvador, nas redes sociais. A Operação Hórus, da Polícia Militar da Bahia (PMBA), é uma ação de planejamento complexo, com o suporte de inteligência policial e recursos operacionais avançados, lançada pela Secretaria da Segurança Pública, nesta terça-feira (22). O objetivo é intensificar o policiamento ostensivo em Salvador e reduzir os crimes violentos letais intencionais (CVLI), como homicídios, em áreas estratégicas da cidade.

O planejamento da operação incluiu o deslocamento de, pelo menos, 120 policiais e 30 viaturas do interior para reforçar a segurança na capital. Policiais das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes), incluindo a Caatinga, além de outras unidades táticas, como Rondesp e Batalhões de Choque, já estavam mobilizados de acordo com uma estratégia previamente definida para repressão qualificada contra facções criminosas.

Portanto, é inverídico afirmar que a ação foi uma resposta a pedidos recentes. O objetivo é ampliar a presença policial, garantir a segurança da população e combater o crime organizado, seguindo um plano de segurança pública traçado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e pela PMBA, com o suporte de inteligência policial e recursos operacionais avançados.