Diferentemente de informações inverídicas que têm sido espalhadas pelas redes sociais, o Governo do Estado da Bahia não cobrará nenhum tipo de acréscimo à mensalidade dos atuais beneficiários do plano de saúde Planserv.
Agora neste mês de outubro de 2020, o Planserv vai implantar uma medida prevista em legislação de 2015.
Trata-se da Lei nº 13.450, de 26 de outubro de 2015, que introduziu alterações na gestão da assistência aos servidores estaduais. Dentre elas, a criação da parcela de risco. Agora, passa a valer essa parcela de risco. A lei deu prazo de cinco anos para entrar em vigor a mudança. E o que muda? É simples. A parcela de risco é uma cobrança adicional que será acrescida à mensalidade do Planserv.
Os beneficiários atuais não terão que pagar um centavo a mais.
Quem terá que pagar?
Apenas aqueles servidores que ingressaram no serviço público até o dia 26 de outubro de 2015 e que ainda não tiverem aderido ao Planserv até 26 de outubro de 2020. A cobrança também vale para aqueles servidores que já estavam no serviço público desde a publicação da lei e que fizerem adesão após 26 de outubro de 2020.
A parcela de risco é uma medida necessária ao equilíbrio financeiro. “É a forma de corrigirmos uma antiga distorção. Quando mais novos, os servidores aderem a planos privados sem o devido acompanhamento de sua saúde pelo Planserv. Quando mais velhos, sem conseguir mais arcar com as altas parcelas do plano privado, solicitam a sua adesão à assistência, muitas vezes com complicações de saúde”, afirma a coordenadora-geral do Planserv, Socorro Brito.
É importante destacar que, ao contrário da maioria dos planos de saúde, a contribuição ao Planserv não varia de acordo com taxas inflacionárias ou outras variações financeiras do mercado. Em 2015, a nova legislação assegurou mais equidade entre faixa salarial e valor do desconto. Antes, o último reajuste havia sido aplicado em 2011.
Para mais informações, clique aqui ou então telefone para a Central de Relacionamento do Planserv: pelos telefones 0800 056 6066 (telefone fixo) ou 3402-3700 (telefone celular). A central funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.